segunda-feira, 22 de março de 2010

Christian Dior e Chanel - França



É interessante observar que Christian Dior é um estilista posterior à Chanel mas seu logotipo pode parecer mais “antigo”. Isso se explica quando se observa os momentos históricos em que os estilistas se estabeleceram.
Chanel surgiu na década de 20, um período de austeridade com a Europa marcada pela Primeira Guerra. Dior e seu New Look entram em cena mais adiante em 1947, com o fim da Segunda Guerra, quando ressurgem na moda o glamour e a feminilidade
O logotipo Chanel é desprovido de detalhes, os traços são secos e não variam de espessura. É uma fonte tipicamente modernista que reflete um rompimento estético com as convenções do que é feminino e o que é masculino. Um pouco por necessidade, outro por ousadia, Chanel descobriu nas roupas masculinas novas formas e novos tecidos para vestir as mulheres do início do século 20 e foi muito bem sucedida por perceber as necessidades do mercado nos tempos difíceis que forçavam as mulheres a buscar novas formas de vestir.
O logotipo de Christian Dior, entretanto, tem características tão requintadas quanto sua moda. O contraste na altura entre das maiúsculas e as minúsculas é acentuado, as serifas são longas e afiadas e há grande variação na espessura dos traços. Tais características são ecos do período barroco e dão ao logotipo Dior uma expressão aristocrática bastante coerente com uma moda que trouxe de volta o busto proeminente, a cintura fina e as saias amplas.
São dois exemplos onde a tipografia não é neutra, ao contrário, está cheia de significados.

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